Estudo sobre a Capeia

tomasA tese de mestrado, A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios. Capeia Arraiana: um produto turístico, de Tomás Inácio de Paula, é uma das tais excepções que merece reparo: muito bem escrita, conteúdos devidamente organizados, estruturada e com enquadramentos oportunos, suportada por bibliografia adequada e intenso ‘trabalho de campo’. A nota final que lhe foi atribuída – 17 valores – é a todos os títulos justa, ainda que esteja, talvez, aquém do que seria merecido.

Há muitos anos, quando dava os meus primeiros passos num mundo que eu tinha quase por sagrado, mas antes de o conhecer (Universidade!), li uma tese de doutoramento; a reverência que eu tinha pela Universidade caiu por terra. Afinal, os doutores, eram gente, eram pessoas, sujeitas à condição humana e também faziam ‘coisas-impróprias-para-consumo’.
Continuei a dar passos, a fazer o meu próprio caminho e fui-me dando conta da excelência de alguns e da mediocridade de outros. Ultimamente, dou-me conta que cada vez mais se escreve mal, quer nos diferentes articulados decorrentes dos exercícios profissionais, quer nas publicações. Relativamente a livros, há-os intragáveis.
Mau mesmo, são os aventureiros que se infiltram em áreas do conhecimento que não dominam e, cereja no topo do bolo, quando ignoram (sem saber que ignoram!) os instrumentos e a metodologia científica, a objectividade. E, porque não dizê-lo, até produzem livros, livros que se credibilizam, não per si, mas pelo estatuto do autor, pelos pergaminhos demonstrados noutras áreas profissionais ou do conhecimento.
Por isso, quando me é dado ler um texto bem escrito, coerente, com princípio meio e fim fico muito satisfeito. Infelizmente, o que devia ser a regra é a excepção.

A tese de mestrado, A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios. Capeia Arraiana: um produto turístico, de Tomás Inácio de Paula, é uma das tais excepções que merece reparo: muito bem escrita, conteúdos devidamente organizados, estruturada e com enquadramentos oportunos, suportada por bibliografia adequada e intenso ‘trabalho de campo’. A nota final que lhe foi atribuída – 17 valores – é a todos os títulos justa, ainda que esteja, talvez, aquém do que seria merecido.

TOMAS.jpg

A documentação sobre a Capeia ficou mais rica com este estudo.
Por outro lado, considero louvável que os nossos jovens que frequentam as Universidades ou as Escolas Superiores / Institutos privilegiem, nas suas áreas de investigação, temas do nosso território e realizem estudos que promovam o conhecimento da nossa cultura.
A tese do Tomás de Paula, nosso conterrâneo da Rapoula, aborda uma temática do nosso Património Cultural Imaterial e é fruto de árduo trabalho. O Tomás é dum espaço onde a Capeia não tem representatividade, mas ele teve a coragem de sair da sua zona de conforto, não fazer o mais fácil, e empenhar-se numa investigação que, ao mesmo tempo que lhe dava enorme ‘gozo’ realizar, é profícua para o concelho.
Só fica a faltar a edição e a sua disponibilização ao público.
Está, por tudo isto, de parabéns o Tomás. Oxalá continue a investigar, a estudar e a produzir. Merece ser consumido, assim ele queira disponibilizar uma cópia para a Biblioteca Municipal do Sabugal.
Norberto Manso

Esta entrada foi publicada em Referências Bibliográficas com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Estudo sobre a Capeia

  1. mario carvalho diz:

    percorrer o caminho nem sempre é difícil ! … difícil é escolher a direcção !

    Tomás …parabéns pela coragem em “mexer” com esta manifestação cultural que em parte assenta num tema que a sociedade diz ser “coisa” feia e… retrograda !

    parabéns ao Noberto Manso que é o elemento chave…… e que de forma desinteressada tudo tem feito para dar continuidade a esta singular manifestação cultural da RAIA !

    …importante e decisivo o reconhecimento deste trabalho de investigação !

    parabéns ao Tomás … filho desta fantástica e autentica terra cuja forte identidade saiu reforçada !

    Liked by 1 person

Obrigado pelo seu Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s