Se deus existe, o problema é dele!

logicaconvencional_x_logicareligiosa[1]Não há provas científicas para a existência ou não existência de eternidade.
Há vida depois da morte, mas só para os que ainda não morreram!
À ciência, coitada, pedem-lhe coisas que ela não pode dar, nem lhe compete dar. Pedem-lhe que prove que não existe vida após a morte; pedem-lhe que prove que deus não existe… a ciência não pode provar, nem tem que provar. O ónus da prova é de quem afirma, de quem diz que tal coisa existe, de quem diz que deus existe…
Se tudo aquilo que não conseguimos provar que não existe, porque não conseguimos provar que não existe fosse prova da sua existência, então estaríamos rodeados dos mais incríveis monstros, dos mais fantasiosos seres, dos mais inacreditáveis disparates e o Hobbes não seria uma fantasia do Calvin, porque não se pode provar que ele não ‘existe’.


Aliás, é o facto de muita gente acreditar que tudo o que não se pode provar não existir (ou não ser verdade) existe, que origina as mais disparatadas teorias, crenças, comportamentos e atitudes. Por exemplo, o João tem uma relação telepática única com as alfaces, as quais lhe ditam, por transferência telepática, os alfacinhas poemas que escreve. Como ninguém (muito menos a ciência… a menos que a psiquiatria se meta ao barulho) consegue provar que isso não é verdade, passa a ser verdade. Ou então, como ninguém pode provar (não acredito que alguém quisesse perder tempo a tentar) que as conversas que a Alexandra Solnado tem com Jesus (que não o treinador) nunca existiram… então é porque são verdadeiras. (A talhe de foice, não me parece que a Alexandra Solnado esteja a mentir; ela acredita que é verdade. Mas não é por ela acreditar que é verdade que passam a ser verdade; só são verdade para ela e para os que nela acreditam).
Voltando a deus: eu não digo que “não acredito em deus” (‘acreditar’ já seria um elemento de fé sem prova cientifica); o que digo é que “se deus existe, o problema é dele”, que é o mesmo que dizer, “há pessoas que acreditam em tudo, algumas até acreditam em deus”! Para mim é uma falsa questão, ponto.
Norberto Manso

 

Esta entrada foi publicada em Reflexões Norbertinas com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Se deus existe, o problema é dele!

  1. Maria diz:

    Gosto imenso de ler as tuas palavras, sejam elas quais forem.

    Liked by 1 person

Obrigado pelo seu Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s