Sabugal – Autárquicas 2021 (2)

LOGO-PEQUENO3Tópicos do essencial dos textos publicados ao longo dos últimos 15 anos sobre as eleições autárquicas no Sabugal e em que esgrimi argumentos de defesa e prova das ideias (continuação, parte 2 de 4)

3 – Identidade política: na maior parte das vezes, não se conhece o pensamento político nem as ideias dos candidatos. Surgidos do nada, sem identidade, têm pela frente um enorme trabalho para conquistar eleitorado; como não há tempo de criar uma identidade política, tenta-se a empatia junto do eleitorado com brindes de propaganda e promessas para ‘inglês ver’, embrulhadas em vistosas frases de eloquência de sarjeta.
Ora, eu quero votar, mas preciso de saber quem são os candidatos, o que fizeram, o que estudaram, que participações tiveram na vida pública (associativa, forças vivas do concelho), que ideias escreveram, em que fóruns participaram, o que pensam, o que sentem, por onde andaram, que actividades organizaram, em que eventos estiveram, que expressão deram ao seu amor pela terra (será que ao menos são cá residentes?).
QUE EXPRESSÃO DERAM AO SEU AMOR PELA TERRA?!Como é que se pode contar com os outros e levá-los a fazer, a participar, se nós não o fizermos? Que modelo é que nós somos?
Qual a coerência entre o que os candidatos pretendem e o que fizeram? Que competências desenvolveram que os torne aptos ao cargo? Que experiências adquiriram, o que é que os diferencia para o cargo, que credibilidade se pode inferir do seu passado, que carácter e personalidade têm?…
É muito confrangedora a distância que vai entre as palavras e os discursos, e o que foi participação activa dos actores “políticos” e sociais na vida do concelho.
Como de forma brilhante muito bem sintetizou Albert Camus: “Em política são os meios que justificam os fins, e nunca o fim que justifica os meios.

4 – Comentadores que escrevem textos de opinião publicados na imprensa devem suspender a publicação assim que esteja definida a sua participação em listas candidatas. É demasiado elementar! E, no entanto, é bem possível voltarmos aos atropelos ao bom senso a que tivemos de assistir no passado. É o que faz termos ‘jornais’ e não termos órgãos de comunicação social.

5 – Residência dos candidatos: o folclore que é a mudança de residência quando alguém se candidata para atestar a vivência social no Sabugal, seguida de nova mudança para a residência habitual após os resultados, garantindo assim maiores ajudas de custo.

6 – Funcionários da Câmara na lista de candidatos à Câmara Municipal: não será complicado ser funcionário da autarquia e, simultaneamente, vereador da oposição no mesmo município? Acumular o cargo político com o de funcionário? Não suscita essa promiscuidade alguma confusão? Qual fica mais condicionado, o político ou o funcionário? Como conciliar o cargo político com a lealdade para com a equipa de trabalho? Não era melhor os candidatos nessa situação pronunciarem-se sobre isto e assumirem o que vão fazer em caso de eleição?

7 – Durante a campanha alguns funcionários da autarquia tomam partido de forma pública e notória. Tudo bem! Repito, muito bem! Considero, no entanto, que deveria haver algum cuidado com o que se diz e o que se escreve, sobretudo nas redes sociais. Durante a campanha dizem-se coisas (e escreve-se e comenta-se nas redes sociais com um à vontade…) e contesta-se (de forma nem sempre elegante, sem urbanidade e respeito) aquele que pode vir / continuar a ser presidente. Coisas deselegantes, por vezes malcriadas, e que ditas e repetidas minam a confiança, a relação de trabalho e criam dificuldades quando depois das eleições se volta à normalidade. Ou acham que no dia a seguir às eleições tudo será esquecido?

(parte 2 de 4, continua)
Norberto Manso

Esta entrada foi publicada em AUTARQUICAS - 2021. ligação permanente.

Obrigado pelo seu Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s