Escrever bem não é tarefa fácil!

Para conhecer as regras da escrita, estes dois livros são uma ajuda muito interessante; vale a pena ler e manter debaixo de olho para consulta.

Escrever bem não é tarefa fácil! é a justificação de que muitos dos que escrevem mal – já nem falo dos que escrevem muito mal ou nem sequer sabem escrever – usam e abusam, justificação por vezes acasalada na desculpa sobrenatural de não terem sido brindados pelos deuses do dom da escrita.

Erros de palmatória, daqueles que fariam as delícias de um qualquer professor de escola ‘primária’ com apetitosa prontidão ao uso da ‘menina dos cinco olhos’, grassam por aí nos espaços sociais, profissionais e de comunicação privada. É de bradar aos céus! Pior, se a isso juntarmos doutas qualificações académicas, verdadeiros atestados de garantia e de obrigação de bem escrever – ou pelo menos, de não escrever tão mal.

Considero que para escrever menos mal, ou, se quisermos, para escrever bem, é necessário seguir três regras:

1 – Ler Muito. Ler, melhora, aumenta e diversifica o vocabulário; ao ler descobrimos e ficamos a conhecer belezas narrativas fascinantes, estilismos literários, poética das palavras, subtiliza de imagens, objectividade e sentido transformativo do real…

2 – Pensar bem; quem não pensa bem (quem não sabe pensar), não organiza bem as ideias e, como tal, não pode escrever bem. Más tintas e motivos vulgares não fazem boas pinturas. Porque escrever é pôr no papel o que temos na cabeça, convém termos coisas boas e organizadas, senão no papel apenas ficam rascunhos ininteligíveis;

3 – Conhecer as regras da escrita. Neste sentido, estes dois livros são uma ajuda interessante, enquanto leitura e livros de consulta.

Recomendo!

P.S.1 – E, por mais regras e dicas… só se aprende a escrever bem, escrevendo!

P.S.2 – Lê-se muito melhor e interpretam-se bem os textos quando se dominam as regras linguísticas.

Norberto Manso

Esta entrada foi publicada em Os Meus Livros com as etiquetas , , . ligação permanente.

Obrigado pelo seu Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s